domingo, 29 de junho de 2014



Por que olhar por partes, sem antes compreender o todo? Porque enxergar a deficiência, antes mesmo de saber mais sobre aqueles que não andam, não enxergam ou não ouvem? Porque apontar o que o outro não pode fazer, antes de perguntar o que ele tem a oferecer?
Para ajudá-los a refletir sobre essas questões durante a elaboração do TCC deixamos para leitura o texto a seguir. A partir das principais ideias propostas pelo autor, estabeleça relações com o AEE e poste no seu blog.

Fazendo análise do texto “O modelo dos modelos” de Ítalo Calvino, o autor narra uma história: Houve uma época que senhor Palomar refletiu sobre um modelo que fosse por excelência ou seja sem defeito, depois ele pensou será se este modelo era possível adaptar-se a prática, depois fazer as correções necessárias para que o modelo escolhido combinasse com a realidade. Com o passar dos tempos a regra do senhor Palomar foi aos poucos se modificando, percebe-se que ele agora não busca um único modelo, mas ele amplia sua visão e vai buscando uma grande variedade de modelos, se possível transformáveis uns nos outros segundo um procedimento combinatório, para encontrar aquele que se adaptasse melhor a uma realidade possível e aplicável e que fosse distintas tanto no tempo como no espaço, mesmo que tivesse que desfazer ou reformular suas ideias anteriores. Sendo assim, percebe-se que há uma  relação bastante parecida com atuação do AEE pois é desta forma que o trabalho acontece primeiro quando se depara com um caso, ou mesmo num atendimento com uma criança, a princípio tem-se uma ideia, com a prática do dia-a-dia, estudos, pesquisas aprofundamento do caso, chega-se a outra conclusão, isso quer dizer que não há regra pré-estabelecida cada caso é um caso,  temos que pensar numa solução que seja possível de aplicar a realidade/necessidade, lembrando que o foco principal são as potencialidades  da criança e não a deficiência em si, e assim vamos construindo e  desconstruindo o nosso pensamento/ideias modificando principalmente as prática pedagógicas buscando recursos,  estratégias  para atender as dificuldades apresentadas pela criança.

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