Por que olhar por partes, sem antes compreender o
todo? Porque enxergar a deficiência, antes mesmo de saber mais sobre aqueles
que não andam, não enxergam ou não ouvem? Porque apontar o que o outro não pode
fazer, antes de perguntar o que ele tem a oferecer?
Para ajudá-los a refletir sobre essas
questões durante a elaboração do TCC deixamos para leitura o texto a seguir. A
partir das principais ideias propostas pelo autor, estabeleça relações com o
AEE e poste no seu blog.
Fazendo
análise do texto “O modelo
dos modelos” de Ítalo Calvino, o autor narra uma história: Houve uma época
que senhor Palomar refletiu sobre um modelo que fosse por excelência ou seja
sem defeito, depois ele pensou será se este modelo era possível adaptar-se a
prática, depois fazer as correções necessárias para que o modelo escolhido
combinasse com a realidade.
Com o passar dos tempos a regra do senhor Palomar foi aos poucos se
modificando, percebe-se que ele agora não busca um único modelo, mas ele amplia sua
visão e vai buscando uma grande variedade de modelos, se possível
transformáveis uns nos outros segundo um procedimento combinatório, para encontrar aquele que se
adaptasse melhor a uma realidade possível e aplicável e que fosse distintas
tanto no tempo como no espaço, mesmo que tivesse que desfazer ou reformular suas ideias anteriores. Sendo
assim, percebe-se que há uma relação
bastante parecida com atuação do AEE pois é desta forma que o trabalho acontece
primeiro quando se depara com um caso, ou mesmo num atendimento com uma
criança, a princípio tem-se uma ideia, com a prática do dia-a-dia, estudos,
pesquisas aprofundamento do caso, chega-se a outra conclusão, isso quer dizer
que não há regra pré-estabelecida cada caso é um caso, temos que pensar numa solução que seja possível
de aplicar a realidade/necessidade, lembrando que o foco principal são as
potencialidades da criança e não a
deficiência em si, e assim vamos construindo e
desconstruindo o nosso pensamento/ideias modificando principalmente as
prática pedagógicas buscando recursos,
estratégias para atender as
dificuldades apresentadas pela criança.
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