quinta-feira, 23 de maio de 2013




EAD - NOVOS CAMINHOS DE APRENDIZAGEM

CURSISTA: SILVÂNIA LOPES DE CARVALHO CAMPOS
CIDADE: PALMAS – TOCANTINS
DATA: 25/04/13

“A modalidade EAD existe desde o século XIX, e ela surgiu com a necessidade de muitas pessoas que gostariam de frequentar ensino médio e superior, porém não tinham como estar presente nas aulas sempre, pois possuem diversos compromissos, tornando difícil conciliar estudo e trabalho”. Fonte: www.significados.com.br/ead.
 “A cada ano a EAD vem ganhando novos espaços na educação brasileira e tem crescido numa alta velocidade. A possibilidade de obter um certificado de graduação e pós-graduação, estudando em casa, ou em outro espaço que não seja a sala de aula convencional tradicional, ou seja sem a obrigatoriedade de aulas presenciais diárias, tem atraído um público cada vez maior, para os diversos cursos oferecidos pro várias universidades, seja públicas ou privadas.
Dados do Ministério da Educação – MEC, no fim de 2009, mostram que o ensino a distância contava com 111 instituições de Educação Superior, sendo 52 particulares, 11 confessionais, e 48 federais, estaduais e institutos federais. É importante conhecer esse contexto para compreender essa modalidade de educação como fator de acessibilidade ao ensino superior por milhões de brasileiros”. Fonte internet: revistadigital/index.php/lentespedagógicas.
A EAD conta com seus avanços e conquistas como dizem os autores Dohmem(1967), O. Peteres(1973), M. Moore(1973), B. Holmberg(1977) todos eles consideram esta modalidade de ensino de suma importância pois o aluno é capaz de organizar seu auto-estudo, utilizando o material didático que lhe é apresentado e a aprendizagem é mediada pelo professor tutor, segundo eles é um método racional de partilhar conhecimentos.
Apesar desses avanços e conquistas relevantes, pra mim falar em EAD, é difícil, pois os alunos desta modalidade de ensino experimentam uma série de dificuldades e necessidades, primeiro porque na educação a distância o aluno geralmente está sozinho diante do computador, portanto, não há que solucione suas dúvidas de imediato, dificuldade de adaptar-se a nova situação de aprendizagem, falta de prática para participar do fórum de discussão, ausência de material didático em mãos, dificuldade para acessar os textos dentre outras; todas estas dificuldades respondem a uma diferença entre nossas expectativas iniciais de dedicação e esforço, e as demandas reais de estudo a distância. Acredito que estas dificuldades serão sanadas no decorrer do curso pois com o tempo vamos nos familiarizando com o ambiente virtual e suas ferramentas.
Portanto, há uma necessidade de motivação, incentivo aos alunos de EAD durante todo o curso para que possamos superar os obstáculos inerentes a esta modalidade de ensino, assim como um domínio acessível das habilidades para utilizar os recursos e ferramentas da TelEduc, incluindo os ambientes virtuais de aprendizagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário