EAD
- NOVOS CAMINHOS DE APRENDIZAGEM
CURSISTA: SILVÂNIA LOPES DE CARVALHO CAMPOS
CIDADE: PALMAS – TOCANTINS
DATA: 25/04/13
“A
modalidade EAD existe desde o século XIX, e ela surgiu com a necessidade de
muitas pessoas que gostariam de frequentar ensino médio e superior, porém não
tinham como estar presente nas aulas sempre, pois possuem diversos
compromissos, tornando difícil conciliar estudo e trabalho”. Fonte:
www.significados.com.br/ead.
“A cada ano a EAD vem ganhando novos espaços
na educação brasileira e tem crescido numa alta velocidade. A possibilidade de
obter um certificado de graduação e pós-graduação, estudando em casa, ou em
outro espaço que não seja a sala de aula convencional tradicional, ou seja sem
a obrigatoriedade de aulas presenciais diárias, tem atraído um público cada vez
maior, para os diversos cursos oferecidos pro várias universidades, seja
públicas ou privadas.
Dados
do Ministério da Educação – MEC, no fim de 2009, mostram que o ensino a
distância contava com 111 instituições de Educação Superior, sendo 52
particulares, 11 confessionais, e 48 federais, estaduais e institutos federais.
É importante conhecer esse contexto para compreender essa modalidade de
educação como fator de acessibilidade ao ensino superior por milhões de brasileiros”.
Fonte internet: revistadigital/index.php/lentespedagógicas.
A
EAD conta com seus avanços e conquistas como dizem os autores Dohmem(1967), O.
Peteres(1973), M. Moore(1973), B. Holmberg(1977) todos eles consideram esta
modalidade de ensino de suma importância pois o aluno é capaz de organizar seu
auto-estudo, utilizando o material didático que lhe é apresentado e a
aprendizagem é mediada pelo professor tutor, segundo eles é um método racional
de partilhar conhecimentos.
Apesar
desses avanços e conquistas relevantes, pra mim falar em EAD, é difícil, pois os
alunos desta modalidade de ensino experimentam uma série de dificuldades e
necessidades, primeiro porque na educação a distância o aluno geralmente está
sozinho diante do computador, portanto, não há que solucione suas dúvidas de
imediato, dificuldade de adaptar-se a nova situação de aprendizagem, falta de
prática para participar do fórum de discussão, ausência de material didático em
mãos, dificuldade para acessar os textos dentre outras; todas estas
dificuldades respondem a uma diferença entre nossas expectativas iniciais de
dedicação e esforço, e as demandas reais de estudo a distância. Acredito que estas
dificuldades serão sanadas no decorrer do curso pois com o tempo vamos nos
familiarizando com o ambiente virtual e suas ferramentas.
Portanto,
há uma necessidade de motivação, incentivo aos alunos de EAD durante todo o
curso para que possamos superar os obstáculos inerentes a esta modalidade de
ensino, assim como um domínio acessível das habilidades para utilizar os
recursos e ferramentas da TelEduc, incluindo os ambientes virtuais de
aprendizagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário